domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Ritual - Critica

Neste blog irei criticar varias coisas: jogos, filmes, series, livros... E nem sempre irei criticar do mesmo jeito, podendo criticar de forma séria, de raiva, ou de uma forma mais descontraida(falar bem de Evil Dead, pois ser um filme estremamente macho e não precisar de uma critica a la Titanic).

Legenda:
SPOILERS (inicio de spoiler)
FIM DO SPOILER (fim de spoiler)


Sem mais delongas, irei criticar o filme: O Ritual. Que estreou este mês no Brasil.



Vamos ao óbvio: Mais um filme de exorcismo(daqui a pouco ta igual a zumbis, ou já esta?), baseado em fatos reais já nem choca mais(O massacre da serra eletrica é baseado em fatos reais, mas não tem nada a ver com a historia verdadeira), e por fim um ponto positivo: Anthony MotherFucker Hopkins.


Mas o filme é ruim?
Eu posso ter criticado o cinema estar saturado de filmes sobre exorcismo, mas eu só assisti dois: O exorcista e O exorcismo de Emily Rose. E sinceramente não me decepcionei com nenhum dos dois. Então porque reclamo tanto?
Eu reclamo, de ter que ir na locadora e na seção terror, ter uma merda de prateleira inteira só pra Exorcismos. O exorcismo disso, o exorcista daquilo, é realmente uma merda ver isto, tão ruim quanto encontrar Crepusculo na seção romance.
Mas vamos ao filme.
Eu assisti trailer, vi fotos, mas o que tinha me conquistado a assistir o filme foi o Hannibal. Não pudia evitar de assistir meu 1º filme de terror no cinema com um ator desse calibre nele. Este, foi meu primeiro erro.





Este filme claramente não é um filme de terror, esta mais para um suspense sobrenatural, que era o que eu deveria ter esperado após ver os trailers.
No filme acompanhamos um jovem(que não me lembro o nome) que não sabia o que fazer da vida e decidiu se tornar padre, percebendo que ser padre não era o que esperava(era um saco não poder transar), e que ele já não tinha mais fé ou acreditava em algo, decidiu desistir.
Porém seu superior que acreditava em seu potencial o enviou para o Vaticano para um curso de exorcismo, e no Vaticano conhece o padre Lucas que o convida para fazer um exorcismo.






























O filme gira em torno da falta de fé do jovem padre, e do esforço do padre Lucas em faze-lo acreditar na existencia do diabo.
Tem uma filmagem muito boa(falo disso mais tarde), e faz até uma referencia ao clássico O exorcista, quando o padre Lucas fala: "O que voce esperava, cabeças girando e sopa de ervilha?"
E devo dizer que sim, era isto que eu esperava.

O filme é claramente superior a O exorcismo de Emily Rose, e isto me deixa feliz, já que penso que pode ser um passo para que haja mais filmes como O exorcista.
Como disse antes, este não é um filme de terror, esta longe disso. E certamente o que estragou isto, foi a filmagem.
Acho que os recursos de tecnologia atuais estão estragando os filmes de terror, já que fica tudo muito bonito e detalhado e as sombras não assustam mais. Não é a toa que o filme REC foi excelente.
Digo isto porque acho que este filme tinha potencial para ser um ótimo filme de terror, se ele fosse menos bonitos e tivesse mais sopa de ervilha.
Mas digo com convicção, que não foi dinheiro jogado fora.

SPOILERS
O final achei muito bonzinho, com toda aquela coisa de aprendizado e nova vida, me lembrando um pouco novamente de o Exorcismo de Emily Rose. Mas tudo bem , eu tinha abandonado qualquer final a estilo mais terror a meia hora de filme.
FIM DO SPOILER



Conclusão. O Ritual peca feio como filme de terror, mas não como um suspense sobrenatural.
Nota 8/10

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More